Confira nesse post 12 iniciativas brasileiras de mulheres que oferecem cursos, encontros, palestras e treinamentos com foco em aproximar cada vez mais mulheres no mundo da tecnologia.
- Anitas – Organiza cursos, workshops, palestras e participa de iniciativas que buscam, de alguma maneira, incluir as mulheres na área de tecnologia e/ou empreendedorismo.
- Django Girls – Acreditam que a indústria de TI vai se beneficiar muito de trazer mais mulheres para a tecnologia. Querem dar a você uma oportunidade para aprender a programar e tornar-se uma de nós – mulheres programadoras!
- Emili@s – Armação em bits – O objetivo do projeto é realizar ações para aumentar a representatividade das mulheres na área da Computação, despertando o interesse de futuras estudantes e mantendo a motivação das atuais estudantes dos cursos de Engenharia de Computação e Sistemas de Informação.
- Girls in Tech – Brazil – Organização sem fins lucrativos global focada no envolvimento, educação e capacitação de meninas e mulheres que são apaixonadas pela tecnologia. Nosso objetivo é acelerar o crescimento de mulheres inovadoras que estão entrando na indústria de alta tecnologia e construção de startups bem sucedidos.
- MariaLab Hackerspace – Espaço voltado para mulheres e meninas, que quer ensinar e divulgar ciências e tecnologia como coisa de mulher!
- Meninas Digitais – O projeto surgiu a partir de discussões no WIT – Women in Information Technology, evento satélite do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. O WIT é uma iniciativa da SBC para discutir os assuntos relacionados a questões de gênero e a Tecnologia de Informação (TI) no Brasil.
- Minas Programam – pensando em como a programação pode ter um papel importante para o empoderamento feminino, surgiu o #MinasProgramam. O projeto vem para ajudar a desconstruir a noção de que os homens são mais aptos a programar. E vamos fazer isso empoderando mulheres, técnica e politicamente! A ideia é promover um espaço de formação básica para mulheres que queiram saber mais sobre programação, mas não sabem por onde começar.
- Programaria – Um meta-site sobre mulheres e tecnologia. A PrograMaria é um convite para refletir, se inspirar e aprender.
- PyLadies Brasil – Comunidade mundial que foi trazida ao Brasil com o propósito de instigar mais mulheres a entrarem na área tecnológica. Queremos mudar essa realidade de poucas garotas em uma área tão rica e fantásticas como a computação.
- Rails Girls – O objetivo é dar ferramentas e uma comunidade para que as mulheres compreendam a tecnologia e construam suas idéias. Fazemos isso fornecendo uma ótima experiência em construir coisas e tornando a tecnologia mais acessível.
- RodAda Hacker – Rede focada no estímulo à apropriação de novas tecnologias por meninas e mulheres, que se baseia na realização de oficinas colaborativas especialmente desenhadas para o público feminino.
- Women Up Games – O objetivo é conectar e aumentar o percentual de mulheres pro players, desenvolvedores de games e jogadoras casuais.
Tem o /MNT – Mulheres na tecnologia que desde 2009 luta pelo empoderamento feminino e anualmente organiza o Encontro Nacional de Mulheres na Tecnologia. Dias 02 e 03 de junho de 2017 será sua 5ª edição http://mulheresnatecnologia.org/
CurtirCurtido por 1 pessoa